2008/02/09

Em Paleio Futebolístico

Na vida há que vestir a camisola em cada jogo no qual entrarmos. Temos de ser sempre titular, nunca vermos a partida correr à nossa frente sem sermos intervenientes activos em cada segundo que passa. Bem arranjados, com as chuteiras bem apertadas e confortáveis. Começamos frescos e com a energia para dominar o adversário, embora saibamos que o cansaço virá algumas vezes. Temos de aguentar as fintas, as faltas, as tentativas mais agrestes de conseguir a bola, e assumir um cartão amarelo quando merecemos, tentando sempre evitar o vermelho. Agarrar as cores que empenhamos como estandarte invencível, sejam elas o encarnado, o preto e branco ou o verde e vermelho. Driblar, passar alto ou rasteirinho, consoante a ocasião. Marcar o outro, nunca descurando o fairplay, jamais esquecendo o eu que somos. E rematar sempre que possível, analisando todos os ângulos perdidos da baliza, para que consigamos derrubar o mais impenetrável guarda-redes, e atingir a vitória almejada.




"Quando
tu me vires no futebol
estarei no campo
cabeça ao sol
a avançar pé ante pé
para uma bola que está
à espera dum pontapé
à espera dum penalty
que eu vou transformar para ti
eu vou
atirar para ganhar
vou rematar
e o golo que eu fizer
ficará sempre na rede
a libertar-nos da sede
não me olhes só da bancada lateral
desce-me essa escada e vem deitar-te na grama
vem falar comigo como gente que se ama
e até não se poder mais
vamos jogar"

Espectáculo - Sérgio Godinho

Etiquetas: