2006/10/07

Pastéis de Nata

Vi pela primeira vez anteontem um programa inteiro d’A Revolta dos Pastéis de Nata. Confesso que nunca me atraiu muito mas na estreia da quadragésima série decidi ver o que tinha de tão especial. Gostei bastante. Não obstante alguns problemas técnicos no início, o programa até teve piada e o apresentador tem um à-vontade no directo fantástico. É difícil estar a ouvir no auricular algo que não se entende e muito habilmente começar-se a falar no assunto com piada como: “Estão a pedir um vídeo, mas eu não faço a menor ideia a que vídeo se referem …etc etc”
O tema também era bastante aliciante; o debate entre república (defendida por João Soares e uma professora de História) e a monarquia (apoiada por João Braga) teve alguns pontos mais quentes, nomeadamente sobre a questão do referendo ou a sucessão “dinástica” da família Soares (:p), que tornaram o assunto ainda mais interessante.

Eu nunca me debrucei muito sobre a questão de haver ou não monarquia em Portugal. Admito que sou uma adepta da democracia e que gosto de sentir que tenho algum poder de escolha mesmo quando o partido ou presidente em quem voto não é o eleito (o que normalmente acontece), portanto neste sentido não gostava o rei fosse nomeado por sucessão de sangue e nada mais. Contudo, confesso que se é para ter um papel meramente representativo, sem grande poder efectivo, não sei até que ponto não nutro mais simpatia pelo D.Duarte do que pelo actual Presidente da República, por mais controverso que isto possa parecer.